Buscar
  • GVBIM

5 motivos para se escolher o BIM hoje


Costumamos trazer diversos temas diferentes em nossos textos. Sempre com a intenção de demonstrar aos nossos leitores as vantagens reais de se trabalhar com o BIM. Dizemos vantagens reais pois trazemos sempre experiências que nós como GVBIM passamos. Já falamos sobre precificação, custo/benefício, softwares, de tudo um pouco, mas nunca listando estas vantagens. E é isto que queremos fazer hoje. Neste texto iremos compilar e resumir aqui algumas das principais vantagens que se transformam em motivos para se escolher a tecnologia de Modelagem de Informação da Construção.

O que queremos é criar aqui um guia básico para demonstrar a você leitor de forma rápida e direta o porquê de se escolher este método de projeto, para que assim, você possa também passar por nossas outras conversas aqui no blog e se aprofunde cada vez mais neste mundo tão interessante do Building Information Modeling.





1 - Volume de informações


Este é um dos aspectos do BIM que mais falamos aqui. Mas temos a noção de que batemos nesta tecla pois ela é de extrema importância. Vivemos em uma realidade em que é basicamente impossível ignorar que quem possui um volume maior de dados está à frente dos demais. Todo nosso esquema tecnológico está caminhando para uma valorização extrema das informações. Conhecimento é poder.

Projetar em BIM nada mais é que compilar uma ‘tonelada’ de dados para criar um modelo digital fiel ao que será no mundo real. Isso significa que a margem de erro é diminuída a um nível no qual a obra se torna muito mais precisa e muito mais segura.


2 - Facilidade de visualização


Um dos fatores mais importantes, mas pouco mencionados, é a facilidade na visualização do seu projeto. É claro que, nós como profissionais da construção civil sabemos ler um projeto, uma planta, ou um arquivo CAD. Mas é preciso lembrar que nossos clientes muitas vezes não têm essa expertise. Um projeto de construção digital é um democratizador da informação. Quando colocamos ali uma quantidade infinita de dados e ‘transformamos’ isso em um modelo 3D o que estamos fazendo é criar para nosso cliente uma forma simplificada de entender aquilo que ele pode vir a adquirir ou não.

É preciso falar de negócios também, e uma apresentação bem feita e esteticamente agradável pode ser um fator decisivo na hora de executar ou não o seu business


3 - BIM e a tomada de decisão


O que falamos acima sobre a visualização também se aplica ao processo de tomada de decisão. É muito mais fácil escolher um caminho quando se sabe exatamente para onde ele irá. Esta é uma metáfora que gostamos de usar quando estamos falando sobre o BIM e o processo de tomada de decisão. É como se a escolha fosse um caminho bifurcado, uma estrada com dois lados pelos quais se pode seguir adiante.

Em uma situação como esta, escolher o caminho correto é muito mais simples se você tiver acesso a informações sobre ambos os lados. O BIM justamente é este mapa, que nos mostra qual a realidade de ambas as partes para que possamos escolher qual caminho seguir. Isso tudo falando de forma metafórica, mas as aplicações destes conceitos são bem reais.


4 - Vantagem em grandes projetos


A Modelagem de Informação da Construção, como dissemos em um dos tópicos acima, é uma compilação de diversos dados de diversas áreas do conhecimento dentro da construção civil. Um projeto federado é uma junção de todos os outros projetos como, hidrossanitário, elétrico, estrutural e etc, em um único principal.

Isto auxilia enormemente na hora de se criar empreendimentos de grande porte, pois estamos falando de casas e edifícios com diversos pisos, diversos cômodos e um número infindável de variáveis que devem ser consideradas. O projetista trabalhando com o BIM tem a capacidade de organizar isto, além de conseguir, utilizando a metodologia BIM4D, otimizar o processo de execução da obra, gerando economia de tempo e recursos.


5 - Escolher o BIM é estar um passo à frente


E para finalizar, é como sempre falamos. BIM já se tornou uma realidade, não estamos mais conversando sobre uma tecnologia que será o padrão no futuro, estamos falando de algo que já está, rapidamente, se tornando o referência hoje. Escolher o BIM já não é mais somente uma boa opção, com o passar dos dias, escolher o BIM vai se tornando a única opção viável.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo