Buscar
  • GVBIM

BIM NAO RESOLVE PROBLEMAS, ELE APENAS OS REVELA

Este texto é uma peça complementar a um dos vídeos produzidos no Youtube da GVBIM. Lá é possível ter acesso a diversos conteúdos produzidos por nós com o intuito de elucidar a todos quanto às vantagens de se escolher o BIM. O que vamos falar hoje foi discutido brevemente por nosso CEO Guilherme Valente. Nossa intenção hoje é esclarecer uma dúvida recorrente que nos aparece quando falamos sobre BIM, o processo de resolução de problemas e a interação pessoa/tecnologia. É nosso trabalho fomentar o uso do BIM, mas também faz parte de nossa missão deixar claro que esta forma de projeto somente é eficaz se realizada por pessoal competente.



BIM revelando problemas


Primeiro é preciso entender como a tecnologia de construção virtual nos auxilia a enxergar problemas desconhecidos em um projeto. Tudo volta a um assunto que sempre falamos aqui: dados. Informação.


Outros métodos de projeto, por mais consolidados que sejam, não contam com a quantidade de informações que um projeto em BIM oferece. Isso traz ao projetista uma segurança e confiabilidade nunca antes presenciada na história da engenharia. Temos então um engenheiro de frente a um projeto com 1,5GB de dados completos sobre uma obra.


Outro fator que auxilia na descoberta de falhas é o fator 3D do BIM. A modelagem de informação da construção, como o próprio nome diz, é uma forma de moldar, modelar estes dados que falamos acima, criando assim um modelo 3D fiel ao real, que nos permite a visualização de todas as pequenas variáveis que fazem parte de um projeto.


E quando dizemos pequenas, queremos deixar claro o significado da palavra. Grandes falhas em um projeto podem ser vistas a quilômetros de distância, antes mesmo do empreendimento ser colocado no papel.


Mas os problemas pequenos e sutis, precisam de muita atenção para serem encontrados. O BIM funciona como esta lupa, que traz à tona essas falhas que a curto prazo podem parecer inofensivas, mas a longo prazo podem gerar uma tremenda dor de cabeça.


BIM resolvendo problemas?


É preciso sempre lembrar que os grandes avanços tecnológicos, como o BIM, são sempre criados com a intenção de otimizar o trabalho do ser humano. Perceba que a intenção não é substituir, mas melhorar. Por isso seria errôneo de nossa parte esperar que a construção virtual funcionasse como uma inteligência própria que, além de nos auxiliar no processo de reconhecimento de problemas, também as resolvesse. Vale lembrar que quem encontra as falhas no projeto ainda é o projetista, o BIM somente funciona como a lupa, como falamos acima.


Por isso é preciso ter em mente que o fator humano por trás da máquina é de extrema importância. Não adianta possuir o mais elaborado dos sistemas de Modelagem de Informação da Construção, sem pessoal qualificado para isso.


Quais problemas podem ser resolvidos com o BIM?


O que nos faz retornar ao processo, sempre importantíssimo de adaptação e implantação BIM. Nós da GVBIM, sabendo destas especificidades, desenvolvemos um método focado nos colaboradores.


Nossa intenção com a implantação não é fazer com que as pessoas se adaptem aos software ou que os softwares se adaptem às pessoas. Nosso objetivo principal é criar um ecossistema orgânico no qual, colaboradores e tecnologia se mesclem em uma amálgama de produtividade e adaptabilidade.

O título deste texto diz respeito ao engano que muitos têm de achar que os softwares BIM irão encontrar e resolver todos os problemas presentes no projeto. Não é assim que esta tecnologia funciona.

Mas existe um tipo de problema que o BIM soluciona. Os problemas de produtividade e gastos desnecessários que sua empresa pode estar tendo. Nosso conjunto de textos tem justamente a intenção de mostrar como o investir na construção digital é a melhor e mais coerente opção no cenário mercadológico que vivemos hoje.

Por isso, vale a pena conferir nossas séries de textos semanais para entender um pouco mais sobre o assunto.


Nosso organismo de produção de conteúdo

Este texto, como dito no início, é uma extensão do que foi falado em um vídeo do nosso youtube. Lá você encontra diversos workshops e vídeos de conteúdo rápido e elucidativo sobre BIM. Sempre com uma linguagem leve e de fácil entendimento para que a mensagem seja transmitida ao maior número de pessoas possível. Nossos textos conversam com nossos vídeos, que conversam com nossas publicações no Instagram. Vale a pena seguir nossos canais para ter acesso a todo o conteúdo produzido por quem mais entende de BIM no leste mineiro.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo