Buscar
  • GVBIM

Detalhes também importam na construção civil

Começando mais uma de nossas conversas semanais. Hoje queremos falar um pouco sobre a relação e a importância dos detalhes. Eles nos cercam e muitas vezes ditam a diferença entre o sucesso e o fracasso de diversos projetos. Utilizando conhecimento de provérbios chineses antigos, queremos neste texto debater um pouco sobre a importância dos detalhes em tudo aquilo que realizamos e claro, como o BIM se transforma em um auxiliador quando o assunto é detalhamento de projeto. Vamos então para mais um diálogo sobre BIM e suas minúcias.



COMO DIRIA O ANTIGO PROVÉRBIO CHINÊS


“Por causa de um prego perdeu a ferradura; por causa da ferradura perdeu o cavalo; por causa do cavalo perdeu a mensagem; por causa da mensagem perdeu a guerra.” - Provérbio Chinês.


Diante deste recorte chinês de conhecimento podemos elucubrar sobre a proporção que detalhes podem tomar. Nós que trabalhamos com a construção civil, mais do que ninguém sabemos a importância de se atentar a cada nuance durante todos os processos, desde o projeto à execução. A área a qual escolhemos trabalhar é cheia de pormenores e a falta de atenção com cada um deles pode causar dores de cabeça gigantescas. Como o próprio provérbio diz, por causa de um prego, podemos perder uma obra inteira.

Basta pensar que, nós como engenheiros, temos diversos papéis dentro do processo de realização de um empreendimento. Como por exemplo. O engenheiro que irá realizar o projeto estrutural tem em mãos um conjunto de dados que se aplicados da forma correta dão a luz a uma estrutura sem falhas, mas, se diante do acaso uma equação fica fora do lugar, uma casa decimal acaba sendo disposta da forma errada, tem-se em mãos um projeto ineficiente, que nem mesmo poderá sair do papel.

Devemos nos manter atentos aos pequenos pormenores em todo tipo de empreendimento. É claro que, quanto maior o projeto, maior é a quantidade de variáveis e micro variáveis que podem nos trazer problemas. Imagine o processo de construção de um edifício com 80 andares, tudo ali deve ser pensado, repensado, projeto e reprojetado para que nada fique fora do lugar, pois, em um empreendimento deste nível, qualquer pequeno erro pode custar um valor tão alto quanto um arranha céus


BIM E A IMPORTÂNCIA DOS DETALHES


Você que acompanha nosso blog já deve ter percebido o quanto batemos na tecla do fator “informação” presente nos projetos em BIM. Diferente de outros métodos, a construção digital tem foco claro no aporte de dados para se conceber o empreendimento. Então um arquivo em Building Information Modeling é gigante, muito maior do que os demais, pois nele estão contidas uma quantidade inimaginável de informações sobre o que será construído.

Em dado momento pode até mesmo parecer precaução exacerbada, mas com este aporte informacional temos um nível de segurança quase impecável quando falamos sobre as variáveis da obra. Podemos prever os mais diversos inconvenientes, testar cenários com total segurança, o que não seria possível antes, além de termos também o fator tridimensional que nos permite visualizar o que estamos criando.

Muitas vezes pensa-se que o 3D só é útil para termos uma ideia visual e estética do que será construído, mas muito diferente disso, as três dimensões nos ajudam a observar detalhadamente cada pequena nuance do projeto, para que possamos ter noção se todas as peças estão se encaixando no local e no momento exato que devem se encaixar.

Engana-se quem pensa que o projeto BIM em 3D só é criado para mostrar aos clientes a beleza de seu empreendimento pronto. Na realidade, a construção digital é muito usada por nós para que possamos dar conta de todos os detalhes.


Gostou desse conteúdo? Leia muito mais sobre o mundo da tecnologia BIM clicando aqui!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo