Buscar
  • GVBIM

Marvel e o universo BIM



Pelo título, você, nosso caro leitor, já deve ter percebido que iremos sair um pouco dos trilhos hoje. Mas tudo planejado. Nossas conversas por aqui sempre nunca são convencionais, nossa tendência criativa e inovadora não permite que nos mantenhamos dentro da caixa. Hoje queremos trazer um pouco de cultura pop à mesa, explicar com cases extremamente bem sucedidos a importância do planejamento, nas diversas áreas do conhecimento. Dados, informações, planos, ideias, tudo isso combinado com um supergrupo de pessoas que entende o funcionamento do mercado, é capaz de criar situações dignas das páginas de histórias em quadrinhos.


A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Bom, esta é a hora que você se pergunta, “ok, mas o que o universo Marvel, o algoritmo da Netflix e a construção de um estádio tem a ver com o BIM?”. A resposta é tão simples que já até a entregamos. Planejamento. Planejamento é importante para ser bem sucedido em qualquer projeto, mas em um empreendimento em larga escala isso é maximizado a níveis estratosféricos.


O EXEMPLO DA MARVEL


Hoje podemos ver a Marvel com um universo totalmente consolidado, até seus filmes menos assistidos trazem um retorno financeiro gigante à empresa. Isso só aconteceu pois, em 2008 tudo o que estamos vendo nos últimos anos nas telonas começou a ser programado, desenhado. A empresa tinha uma intenção, contar a história dos Vingadores, mas como fazer isso em um único filme? É possível fazer isso de forma eficaz? Muito provavelmente não. Tendo essas informações em mente, qual seria a melhor decisão?

Um planejamento a longo prazo para, em alguns anos, contar a história de vários heróis em seus próprios filmes para que houvesse a catarse em sua união. Desde então, a fórmula funcionou perfeitamente e os filmes da Casa das Ideias deixaram de ser independentes e se tornaram um grande universo totalmente interligado.


A NETFLIX


Já ouviu dizer que a Netflix cria suas séries baseadas em um algoritmo? Isso nunca foi confirmado pela empresa, mas muitos especialistas dizem que a teoria faz sentido. Teoria esta que se baseia na ideia de que a Netflix tem acesso à dados do que você busca dentro da plataforma, eles têm acesso a quantos minutos você passa vendo certos conteúdos, quais conteúdos a maioria das pessoas tem buscado e assistido, etc.

Com isso eles conseguem predizer qual a preferência geral de seus assinantes e assim, sabendo que a maioria das pessoas gostam de X e Y, criar uma série que tenha estes temas.


Como sempre falamos aqui, informação é o novo petróleo, Veja como existe todo um ecossistema de informação para que a empresa tenha certeza de qual será a melhor ideia e suas aplicações. Com este aporte de conhecimento a Netflix se planeja para criar aquilo que será mais aceito pelo público, gerando para eles o maior retorno.


CONSTRUÇÃO DE UM ESTÁDIO E O BIM


Agora vamos voltar para nossa área. Você, leitor, com certeza já entendeu onde queremos chegar com as informações passadas até aqui. Pequenos projetos pedem planejamento, grandes projetos gritam, clamam, suplicam por planejamento. E nós não podemos ignorar o chamado. Imagine que estamos construindo um estádio. Lembre-se que, o campo e as arquibancadas são uma pequena parte do que é este empreendimento. Precisamos de saídas de emergência, corredores, subsolo, vestiários, giftshop, escritórios, centros de comando para todo o local, cozinha, setor administrativo, centro de memória do clube, e dependendo do estádio, até mesmo área de alimentação.

É uma infinidade de coisas que devem ser muito intrinsecamente planejadas. Como falamos em nosso texto sobre projetar uma mansão em BIM com a construção digital, temos acesso a uma quantidade surreal de dados. O projeto de um empreendimento em CAD que teria 300kb de informação, em BIM teria algo em torno de 1GB. Tudo isso são dados que facilitam infinitamente a vida de quem estará responsável pela execução da obra. Com este aporte de dados podemos planejar cada etapa da execução. Conseguimos prever imprevistos e garantir para o cliente a segurança de seu investimento.

Tudo isso em conjunto com a visualização tridimensional do que está sendo projetado, nos permite ousar sem arriscar. Pois se há algo que queremos evitar no mundo da construção civil é o risco. Isso aí, deixamos para os Vingadores.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo