Buscar
  • GVBIM

O que a popularização dos podcasts tem a ver com o BIM?

Quem está de olho nas tendências da internet sabe que, nos últimos dois anos, a mídia radiofônica disparou em popularidade. Conteúdos como podcasts e videocasts estão cada dia mais em alta e democratizaram de forma estrondosa a informação. Programas que falam sobre ciência, astronomia, política, dia a dia e até mesmo conversas no melhor estilo bate-papo, são alguns dos assuntos que podemos encontrar no youtube e agregadores. Mas fica a pergunta, o que isso tem a ver com o BIM? Bom, nosso trabalho é trazer à luz estas relações e responder de forma coerente estes questionamentos. E é isso que faremos hoje em nossa conversa.


A EXPLOSÃO DOS PODCASTS


A que podemos atribuir a explosão desta mídia? De que formas podemos analisar o comportamento atual com a crescente popularização dos podcasts no Brasil?

Uma forma que temos de responder a estas perguntas é evocando aqui o conceito de oferta e demanda. Podcasts não surgiram agora, esta não é uma mídia nova. Na realidade podemos relacioná-lo com o rádio. Em 2006 já eram produzidos podcasts no brasil.

Nos Estados Unidos ainda é possível encontrar programas anteriores a esta data. Algo comum entre os fãs desta mídia é a piada “este ano é o ano do podcast”, evocando a previsão de que, estávamos sempre entrando no “ano prometido” no qual o formato iria se popularizar.

Grandes players vinham apostando nesta mídia há anos e deixando claro suas intenções de continuar produzindo as conversas em áudio.

A tendência da personalização do comportamento na internet, ou seja, popularização de conteúdos menos produzidos e mais reais, que aproximam os produtores dos fãs e a chegada da pandemia, criaram o habitat perfeito para o crescimento dos podcasts.

Agora, o público estava em casa, impedido de sair, e os produtores de conteúdo precisavam se abrir, expandir seus horizontes e realmente conversar com as pessoas. Tendo este cenário perfeito, os podcasts que um dia foram uma mídia de nicho, agora fazem parte do mainstream.

É comum ver nossos tios, pais, até mesmo avós ouvindo os mais variados programas, a realidade é que os podcasts preencheram um buraco em nossa constante busca por entretenimento. Agora é possível dirigir ouvindo uma conversa, lavar louças aprendendo sobre engenharia, caminhar rindo com um bate-papo leve. O podcast explodiu!


A RELAÇÃO ENTRE BIM E OS PODCASTS


Como falamos em nosso último texto, BIM não é uma novidade, não é uma tecnologia que surgiu agora. Assim como os podcasts, a Construção Digital está aí já há algum tempo, sendo aperfeiçoada por aqueles que entenderam a relevância desta tecnologia.

É importante estar ciente das tendências de mercado para não se tornar aquele que precisa correr atrás do prejuízo.

A recente popularização dos podcasts nos mostra que certas tendências não são como vendavais que vem rápido e vão rápido. Elas são construídas com o tempo, fundamentadas com o passar dos anos. No Brasil o Nerdcast é um exemplo do sucesso da consolidação e da constância. Produzido semanalmente desde 2006 e em 2020 foi o terceiro programa deste tipo do mundo a bater mais de um bilhão de downloads. Ou seja. É preciso estar sempre adiante.

Quando vemos as atuais tendências mercadológicas na construção civil, percebemos que não há mais como correr da Modelagem de Informação da Construção. Diversos players já se adaptaram ao conceito e muitos países geradores de tendências estão tornando projetos em BIM obrigatórios.

Isso nos mostra que, nós que estamos trabalhando com BIM agora, já estamos a pelo menos 10 passos à frente daqueles que ainda irão se posicionar neste mercado. Hoje podemos ver podcasts grandes e consolidados faturando milhões pois, com o tempo, seus produtores conseguiram aperfeiçoar seus formatos à excelência.

É perceptível que os grandes players deste mercado atualmente estavam cientes do que iria acontecer, por isso, nós da construção civil precisamos também nos atentar a todos os sinais que o mercado nos dá. E se há algo que podemos garantir que está sendo sinalizado que é a revolução tecnológica da construção civil é inevitável.


Gostou desse conteúdo? Leia muito mais sobre o mundo da tecnologia BIM clicando aqui!




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo