Buscar
  • GVBIM

Os desafios internos da implantação BIM em uma empresa

Um dos pensamentos que mais se encontra quando o assunto é uma implantação BIM é o de que “tudo sempre funcionou muito bem, não tem porque mudar”. Algo parecido com aquele velho clichê “time que está vencendo não se mexe”.


Claro que esta forma de pensar se aplica em diversos momentos e lugares, mas hoje estamos aqui para demonstrar que no mundo empresarial, isso necessariamente não é uma verdade. Muitas vezes, em time que está vencendo muitas vezes se mexe sim, afinal, o conceito de vencer aqui pode ser bem abstrato.


Este artigo explica alguns detalhes internos da implantação BIM que, quando aplicado de forma correta, transforma completamente a realidade de uma empresa.


O que é preciso para implantação BIM na minha empresa


Disposição é a palavra chave aqui. A provisão de sua equipe é um dos principais fatores para o sucesso dos desafios internos da implantação BIM. São muitos aqueles que veem os avanços tecnológicos como uma ameaça ao status quo de uma empresa.


Não podemos, claro, julgar quem enxerga as coisas desta forma, final, quando se liga a TV ou se abre um site de notícias, é extremamente comum encontrar manchetes dizendo “Veja as 10 profissões que deixarão de existir nos próximos 20 anos” ou “ Estas 10 áreas serão dominadas por inteligências artificiais no futuro”. Isso é sim, legendado, principalmente para os profissionais de uma experiência maior de trabalhar. Se adaptou a mudanças pode não ser uma coisa simples.


Mas, neste caso é preciso deixar de lado as crenças, limitantes para entender que a tecnologia não está “vindo” para tirar o trabalho de ninguém. É preciso entender que o trabalho é conjunto, homem e, trabalhando de forma integrada para desenvolver um futuro mais rápido, produtivo e assertivo.


Por isso, a empresa é indispensável em uma implantação BIM, que será levada a conhecer os processos internos da empresa, que antes vão ser executadas em um terço do tempo.

Aspectos positivos da empresa são a produtividade do lado quando a fala de novas tecnologias aumenta a aplicação de uma aplicação. No caso do BIM, além de economia de tempo, se adiciona também com confiabilidade, segurança e até mesmo criatividade.


Algo que é preciso para algumas equipes é que não explica como adiar a inovação. O mercado se adapta a ela com uma velocidade inigualável, por isso é necessário entender que devemos seguir na direção dos avanços, e não contra a correnteza. O BIM é uma metodologia que muda diariamente a realidade da engenharia e cabe a nós fazermos parte desta mudança.


Suporte técnico


Tendo em vista tudo o que foi acima, é possível entender como a implantação BIM tem a capacidade de mudar a realidade de uma empresa para melhor.


Porém, é preciso ter em mente que este processo precisa ser realizado por um prestador de serviço especializado. São infinitos os relatos que mais que, um processo de implantação mal planejado pode piorar a realidade de colaboradores.

De acordo com palavras um de nossos diretores, Rodrigo Ciabatari

“Afirmo com base nos dados que: 95% dos casos em que se tentou uma implantação autônoma o resultado foi desastroso no que tange aos resultados, comprometendo a equipe que pode ter se dedicado, mas sem a orientação capacitada, pode ter colocado todo o esforço a perder…”

Ou seja, como antes, por mais proveitosa que ela possa ser, a implantação BIM não é um processo “fácil”. O que queremos dizer com isto?


Em outras palavras, ela sim simplificada realizada por profissionais competentes que utilizam uma metodologia adequada e adaptada para a realidade da empresa na qual a implantação está sendo realizada.


Entretanto, engana-se quem acha que com “cursinhos” de tecnologia duvidosa ou implantação não supervisionada por quem entende do assunto, pode-se implementar um BIM numa empresa.


Nós na GVBIM utilizamos um método próprio desenvolvido para maximizar as potencialidades de cada cliente. Nosso, entenda a necessidade de cada colaborador, averiguar cada um interno, conheça uma realidade de cada objetivo por trás, com uma empresa especializada para desenvolver uma melhor estratégia de implantação BIM. Cresce que somente assim, com um processo personalizado é possível Gerar Valor em BIM.


Por fim, fica aqui nosso convite para que você continue nos acompanhando por aqui e também nas redes sociais no @gvbim_ no Instagram e no nosso canal no Youtube.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo