Buscar
  • GVBIM

TEMPO, BIM, EINSTEIN E TEOREMAS

Mais uma de nossas conversas semanais, e mais uma vez traremos uma visão diferenciada sobre conceitos referentes ao BIM. Hoje queremos trazer algo que já falamos aqui indiretamente. Sendo sinceros, podemos dizer que este tema apareceu em todos os nossos textos até aqui. Mas hoje pela primeira vez iremos nos prolongar um pouco mais e falar sobre tempo. O fator tempo na construção civil é um dos mais importantes e consequentemente um dos que mais nos demanda atenção. O ditado não se tornou popular atoa. Tempo é dinheiro.


EINSTEIN, RELATIVIDADE, TEMPO E BIM

Sempre mencionamos aqui as distintas dimensões do BIM, já as citamos e explicamos em diversos textos. Trazendo aqui referências inesperadas, para Albert Einstein em sua teoria da relatividade, o tempo poderia ser considerado a quarta dimensão, sendo assim as dimensões espaciais como conhecemos X,Y e Z e o tempo. Podemos relacionar isto com a Construção Digital de forma a pensar que, todas as outras dimensões do BIM estão atreladas à constante, tempo


No BIM cada dimensão é uma forma de adicionar mais informação para o projeto. Sejam estas informações referentes à planejamento, custos, sustentabilidade, etc. Mas podemos dizer que existe na Modelagem da Informação da Construção uma dimensão constante, arriscamo-nos a dizer, dimensão 0. Tempo


AMARRANDO AS CORDAS

Por que falamos isso tudo? Para explicar de forma relativa a importância de um bom planejamento e plano de ação dentro de um projeto. Ter todos os fatores levados em consideração durante sua fase de projeto é de extrema necessidade para o sucesso da execução de seu empreendimento.


O fator tempo não é essencial somente para quem trabalha com construção civil. A constante existe em todas as áreas, seja você jornalista, escritor, vendedor ou engenheiro. Prazos estão por toda parte.


No universo da Building Information Modeling estamos acostumados a lidar com prazos, e domá-los de forma eficaz. Com o BIM se tem uma maior autonomia diante do planejamento, projeto e execução de um empreendimento. Graças a todo o aporte de dados presente em um projeto de construção digital é possível se ter acesso a mínimos detalhes que no final se transformam em mudanças gigantes para o prazo de entrega e também para o resultado final.


A UNIÃO DAS DIMENSÕES

Podemos observar como cada um das esferas do BIM é capaz de transformar a realidade da obra. A metodologia BIM 4D por exemplo é uma das mais importantes quando queremos minimizar o tempo de execução de um projeto. Isso se dá por sua natureza totalmente focada no planejamento. Como falamos em nosso último texto, o planejamento é peça chave quando o assunto é ser bem sucedido em qualquer coisa, quando falamos sobre economia de tempo e investimento, não é diferente. Podemos dizer que nossa quarta dimensão do BIM trabalha plenamente em conjunto com a dimensão 0.


Em nosso singelo teorema da relação entre tempo/economia/BIM podemos dizer então que BIM4D = + retorno - Tempo. Claro, não estamos nem perto de tecer uma nova teoria da relatividade assim como Einstein. Mas já é um início para demonstrar o poder gravitacional desta tecnologia que vem fazendo todo o mundo da construção civil orbitar à sua volta.

Gostou desse conteúdo? Leia muito mais sobre o mundo da tecnologia BIM clicando aqui!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo